quinta-feira, 8 de maio de 2008

Visão Geral da Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação é um termo utilizado para designar recursos dedicados ao processamento, armazenamento e manipulação de informação. Quando falamos de recurso, não significa apenas os recursos palpáveis(hardwares) ou lógicos(softwares) da informática, existem diversas tecnologias relativas ao desenvolvimento da TI.

É imprescindível salientar que TI não é uma área de conhecimento somente da Informática. TI, em macro visão, é uma área direta e exclusiva da Administração, e tem sido considerada um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial. No Brasil, tem-se utilizado amplamente desta tecnologia em todos os níveis de estratégia e operação, o que faz da TI uma realidade nos vários setores da economia e a transforma em condição básica de sobrevivência para as empresas.

O uso de TI, na maioria dos casos, é obrigatório. É impossível imaginar uma organização bem sucedida sem TI, e esta situação não se refere apenas a aplicações em negócios, mas inclusive em áreas como governo, educação, saúde, dentre outras.

O cenário atual é que a interação entre tecnologia e mercado carece de uma melhor compreensão dos grandiosos benefícios da TI. Devemos valorizar esta tecnologia que por vezes sustenta as empresas, prestando o suporte necessário ao desenvolvimento e noutras é a razão da própria existência, atuando como produtos ou serviços prestados.

Com satisfação, aqui fica o nosso primeiro post.

Nenhum comentário: