quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Reduzindo o consumo de memória

Os diversos aplicativos que utilizamos em conjunto (para exemplo: antivírus, editores, browser...) geralmente acabam por consumir completamente a memória do computador, ocasionando lentidão e travamentos acompanhados constantemente de perda de dados.

Um ponto positivo do Windows Vista é que ele trás uma gestão de memória mais eficiente que muitos outros sistemas operacionais, entretanto quase nunca a culpa deste consumo exagerado de memória é do SO, na maioria dos casos a culpa são dos aplicativos que instalamos aos montes.

Existe um sotware free chamado Minimem, que foi projetado para gerenciar o consumo de memória de qualquer aplicação. Trabalhando no nível do processo, na raiz do SO, ele cuida para que as aplicações consumam apenas os recursos necessários.

O Minimem funciona em todas as versões do Windows e vem com 3 funcionalidades previamente ativadas:

Do not optimize the foreground process (Não otimizar o processo de primeiro plano)

Do not optimize if RAM greater than any value (Não otimizar se a RAM for maior que qualquer valor)

Hide active processes if memory less than any given value (Esconder processos ativos se a memória foi menor que qualquer valor dado).

Os demais recursos do software são recomendados apenas para usuários com conhecimento técnico, do contrário os resultados podem ser opostos ao esperado.

Download do Minimem: http://minimem.kerkia.net/Download.aspx

Nenhum comentário: