sexta-feira, 16 de maio de 2008

WEB a todo vapor!

Figura 1: Web 2.0 (hinchcliffe.org)

Em seu início, a internet (que hoje tratamos como uma variação da Mídia Digital) contava com pequeno número de produtores, que criavam páginas para Web e detinham um grande número de leitores (internautas). Ao longo do tempo, o número de produtores aumentou espantosamente e isto teve um efeito interessante, pois de repente, tínhamos muita informação para acompanhar e não havia mais como visitar todos os sites com conteúdo relevante.


Esse crescimento exacerbado deu origem a um novo pensamento. Um pensamento onde não existe mais distinção entre produtores e leitores, é uma nova idéia de como a internet deve se comportar, que chamamos de WEB 2.0.

O termo Web 2.0 descreve uma nova forma de se produzir internet. É uma tendência que baseia-se na colaboração dos internautas para com os sites, sites estes, que já deixaram de ser produto e passaram a ser serviços, onde a prestação nunca tem fim. A idéia geral é que a internet seja cada vez mais dinâmica e que os usuários sempre colaborem.

A idéia da Web 2.0 foi um sucesso! Cresceu de tal forma, que já temos Aplicativos WEB tão capazes quanto os locais, e estes aplicativos já são divididos em tipos com base na sua aplicabilidade.

Aqui fica, alguns links interessantes sobre WEB 2.0 e suas aplicações:

http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_10_01.htm (caderno eletrônico)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml (glossário)
http://web2.0br.com.br/conceito-web20/ (conceitos)

Nenhum comentário: